top of page

Compressores

Um dos equipamentos mais importantes dentro automação é o chamado compressor. É através dele que o ar é comprimido, para ser usado nos sistemas pneumáticos.

Nesse post, iremos conhecer um pouco mais sobre os compressores de deslocamento positivo, que são os utilizados dentro da automação industrial.

Compressores de deslocamento positivo

Baseia-se fundamentalmente na redução de volume. O ar é admitido em uma câmara isolada do meio exterior, onde seu volume é gradualmente diminuído, processando-se a compressão. São classificados em:

Alternativos:

-Pistão: Simples efeito, duplo efeito

-Diafragma: Alternativo de membrana

Rotativos:

-Parafuso

-Palheta

-Lóbulo

Pistão Simples Efeito: Nesse compressor o pistão com movimento descendente aspira o ar por meio da válvula de admissão, preenchendo o cilindro, este ar com o movimento de subida do pistão e comprimido e descarregado para o sistema. Para projetos que requer maior pressão são necessários compressores como maior número de estágios.

Pistão Duplo Efeito: Nesse tipo de compressor,o êmbolo efetua o movimento descendente e o ar é admitido na câmara superior, enquanto que o ar contido na câmara inferior é comprimido e expelido. Procedendo-se o movimento oposto, a câmara que havia efetuado a admissão do ar realiza a sua compressão e a que havia comprimido efetua a admissão.

Alternativo de Membrana: Este tipo pertence ao grupo de compressores de pistão. Mediante uma membrana, o pistão fica separado da câmara de sucção e compressão, quer dizer, o ar não terá contato com as partes deslizantes. Este ar, portanto, ficará sempre livre de resíduos de óleo.

Rotativo de Parafuso: Os compressores de parafusos são compressores rotativos com dois eixos helicoidais em sentidos opostos. Um dos rotores possui lóbulos convexos, o outro uma depressão côncava e são denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fêmea. Eles operam conforme o princípio do deslocamento e deslocam continuamente.

Rotativo de Palheta: É o compressor rotativo que possui um eixo que opera conforme o princípio de deslocamento positivo, em um compartimento cilíndrico, com aberturas de entrada e saída. Seu elemento rotativo possui lâminas deslizantes e é descentralizado com relação ao invólucro ou estojo. Quando o ar entra, fica preso entre as lâminas (que se apoiam no interior do invólucro), sendo levado então para o orifício de descarga. Neste compressor, se estreitam (diminuem) os compartimentos, à medida que as palhetas vão passando, comprimindo então o ar nos mesmos. Quando em rotação, as palhetas são, pela força centrífuga, forçadas contra a parede. Devido à excentricidade onde gira o rotor, há um aumento de área na sucção e uma diminuição na pressão.

Rotativo de Lóbulos: Neste compressor, o ar é transportado de um lado para o outro sem alteração de volume. A compressão do ar efetua-se pelos cantos de duas células rotativas, cujo ar é forçado a passar para o outro lado do compressor, que eventualmente estará sendo enviado para uma câmara fechada a receber a pressão.​

Vantagens dos compressores de deslocamento positivo:

- O movimento é de rotação;

- A velocidade de rotação é alta, o que permite acoplamento direto e dimensões reduzidas;

- A fundação pode ser pequena;

- O rendimento volumétrico é alto e independente da relação de pressão do compressor;

- A ausência de válvulas, a não ser a da retenção de carga;

- O arrefecimento pode ser feito durante a compressão por meio de óleo;

- O funcionamento é silencioso.

Desvantagens dos compressores de deslocamento positivo:

- A contaminação do gás com óleo lubrificante, o que exige um separador de óleo na instalação;

- Desgaste apreciável por atrito entre os rotores e a carcaça;

- Fugas internas de gás.


bottom of page