Dimensionamento de Rede Distribuidora
- Arthur Dias
- 28 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Como resultado da racionalização e da automação dos dispositivos de fabricação, as industrias necessitam continuamente de uma maior quantidade de ar comprimido. Cada máquina e equipamento necessitam de uma determinada quantidade de ar, sendo abastecidos por um compressor , através da rede tubular de distribuição.
O diâmetro da tubulação deve ser escolhido de maneira que, se o consumo aumentar, a queda de pressão entre o depósito e o consumidor não ultrapasse 10 Kpa (0,1 bar). Se a queda de pressão passar de esse valor, a rentabilidade do sistema é prejudicada, diminuindo consideravelmente sua capacidade. No projeto de novas instalações, deve-se prever uma futura ampliação para maior demanda (consumo) de ar, por cujo motivo deverá ser previsto um diâmetro maior dos tubos de rede de distribuição. A montagem posterior de uma rede distribuidora de maiores dimensões (ampliação), acarretará despesas elevadas.
A escolha do diâmetro da tubulação é realizada levando em consideração:
> O volume de corrente (vazão)
> O comprimento da tubulação
> A queda de pressão (admissível)
> A pressão de trabalho
> O numero de pontos de estrangulamento na rede
Na prática é utilizado um nomograma para facilitar a averiguação de queda de pressão ou o diâmetro do tubo na rede. Um aumento no futuro deverá ser analisado e levado em consideração.
A seguir temos um exemplo de cálculo da tubulação.
Texto e exercício retirado da apostila Festo P111 Introdução à Pneumática.
コメント